segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Oração para o trabalho

Por muitas vezes me peguei questionando a minha insatisfação com o trabalho, com os colegas, com a empresa, com o pouco tempo que me restava para aproveitar o bem material que o trabalho me retribuía. Até um dia me caiu a ficha: “O trabalho não é a minha vida, não é minha felicidade. O trabalho é simplesmente o meio pelo qual eu cresço enquanto produzo, é um momento em que é possível refletir e usar o máximo da minha capacidade de raciocínio, eu descubro oportunidade, conheço pessoas, troco experiências, portanto eu lhe dou e ele me retribui a medida que eu o entendo melhor.”
Após ter tido este insight comecei a ler as orações abaixo e como mantras eu fecho os olhos e me vejo nelas, como parte da minha vida.
Quem ainda complementa e ajuda a entender esta orientação e o livro Nosso Lar de André Luiz.

Oração de São José
(para se rezar antes do trabalho São Pio X)
Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência para expiação de meus numerosos pecados; de trabalhar com consciência, pondo culto do dever acima de minhas inclinações. De trabalhar com recolhimento e alegria, olhando com uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus; de trabalhar em ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades de trabalhar sobretudo com a pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência nos sucesso, tão funesta à obra de Deus!
Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo por vossa imitação, ó Patriarca São José! Tal será a minha divisa na minha vida e na morte. Amém.
Salmo 23
O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Deita-me em
verdes pastos e guia-me mansamente em águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça,
por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra
da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo,
a Tua vara e o Teu cajado me consolam. Prepara-me uma
mesa perante os meus inimigos, unges a minha cabeça com
óleo, o meu cálice  transborda. Certamente que a bondade
e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida
e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário